criminalidade

Bandidos atacaram bancos de nove cidades pequenas em um mês

Foto: Charles Guerra (Diário)
Agência do Banco do Brasil, em Mata, foi explodida nesta madrugada

Em apenas 32 dias de 2018, o Rio Grande do Sul já registrou, pelo menos, nove ataques a agências bancárias de cidades de pequeno porte. Os últimos casos aconteceram na madrugada desta quinta-feira, em Mata, na Região Central, e Entre Rios do Sul, no noroeste do Estado. Juntos, os dois municípios contabilizam pouco mais de oito mil habitantes. 

Em Mata, os únicos três bancos da cidade foram alvos de criminosos. Dois deles - o Banrisul e o Banco do Brasil - foram explodidos. Já o Sicredi foi arrombado. Na mesma madrugada, a agência do Banrisul foi arrombada em Entre Rios do Sul, por volta das 2h30min da madrugada. Conforme o site do G1, nada foi levado e a perícia está no local nesta manhã. 

'Ninguém dormiu nesta noite em Mata', diz moradora após ataque em série a bancos

Na quarta-feira, 31 de dezembro, em menos de duas horas bancos de três cidades foram assaltados. As ações aconteceram em Lindolfo Collor, no Vale dos Sinos, São Jorge, na Serra, e Canudos do Vale, no Vale do Taquari , durante a madrugada. Conforme o site do Correio do Povo, em Lindolfo Collor pelo menos três criminosos invadiram o Banrisul da Avenida Capirava e realizaram cerca de quatro explosões, levando o dinheiro de um dos caixas eletrônicos, por volta da 1h45min. A quantia roubada não foi informada. Antes de entrar no banco, os criminosos fizeram funcionários que estavam saindo de uma empresa que fica em frente a agência reféns, mas ninguém ficou ferido. Já em São Jorge, dez minutos depois da ação no município de Lindolfo Collor, há 179 quilômetros distante, quatro homens armados explodiram dois caixas eletrônicos do Banrisul. Eles não conseguiram roubar dinheiro e fugiram. Em Canudos do Vale, dois criminosos invadiram o Sicredi e tentaram arrombar os caixas eletrônicos. Como a segurança flagrou a ação e acionou a cortina de fumaça, os homens fugiram sem levar nada. 

Na Região Central, uma agência bancária em Quevedos foi alvo de bandidos no dia 19 de janeiro. De acordo com a Brigada Militar, os criminosos quebraram a marretadas as vidraças para entrar no Sicredi. Eles conseguiram chegar até o cofre do banco, mas não se sabe qual foi o valor roubado. Os assaltantes fugiram. 

No dia 11 de janeiro, o alvo foram as agências do Banrisul e do Sicredi em Sede Nova, cidade de pouco mais de 3 mil habitantes a pouco mais de 100 quilômetros de Ijuí. Segundo o jornal Gaúcha ZH, a quadrilha quebrou os vidros dos bancos e usou maçaricos para abrir os terminais eletrônicos. Eles não teriam conseguido roubar dinheiro.

Bandidos trancaram rodovia após explodir agências em Mata

Dois dias antes, o município de Mariana Pimentel, a menos de 70 quilômetros de Butiá, teve a agência do Banrisul atacada por pelo menos quatro criminosos durante a madrugada, segundo informações do Correio do Povo. Um caixa de auto-atendimento e o cofre interno da agência foram explodidos. Durante a fuga do grupo, houve troca de tiros com a BM, mas ninguém ficou ferido.  

O primeiro caso do ano aconteceu na madrugada do dia 6 de janeiro, em Butiá. Conforme o site da Gaúcha ZH, um grupo armado com mais de dez pessoas explodiu o Banco do Brasil e o Banrisul, e tentou explodir a Caixa Econômica Federal. Na Praça da cidade, os bandidos trocaram tiros com a polícia, e atingiram uma moradora que passava de carro pelo local. Um outro jovem também foi ferido de raspão e um soldado foi atingido por estilhaços. Não se sabe qual a quantia em dinheiro roubada. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Ninguém dormiu nesta noite em Mata', diz moradora após ataque em série a bancos Anterior

'Ninguém dormiu nesta noite em Mata', diz moradora após ataque em série a bancos

Quadrilha explode duas agências bancárias e arromba uma terceira em Mata Próximo

Quadrilha explode duas agências bancárias e arromba uma terceira em Mata

Polícia/Segurança